28 setembro 2012

Protelação hipócrita

postado por Rachel

Pinterest


Tenho medo de me transformar na Sra. Lista Imperfeita! Atualmente, lista para mim tem significado uma forma de PROTELAÇÃO HIPÓCRITA, como li no livro de Rita Emmet, ou seja, você tem uma coisa IMPORTANTE a fazer, que pode causar PROBLEMAS se você não fizer, mas que no fundo você NÃO quer fazer. Com isso, podemos entrar no esquema também citado no livro que é: como não podemos adiar certas coisas importantíssimas por causa de simples preguiça, e como não suportaríamos nos olhar no espelho depois de ter desistido ou mesmo teríamos vergonha de encarar as pessoas que nos rodeiam, simplesmente, vamos nos envolvendo com outra coisa nobre, que possa fazer o papel de justificar a nossa falha. Simples. Eu tenho que ir caminhar, mas odeio, porém, se não caminhar eu nunca emagrecerei. Emagrecer é importantíssimo atualmente para minha saúde, então, busco algo nobre, ou seja, meu marido/filho está chegando cansado do trabalho e me convenço de que preciso ter algo pronto para serví-lo no jantar. Vou para cozinha fazer algo que parece bonito aos meus olhos e aos olhos dos outros. Janto com todos, esqueço a caminhada. Vou dormir com o seguinte pensamento: Que pena que não deu para fazer a caminhada hoje, mas foi por um motivo justo, amanhã eu faço diferente...

Um dia uma amiga me mandou sua lista de prioridades APÓS o emagrecimento. Entre outras coisas, haviam: passar hidratante sempre depois do banho, tomar vitamina C todos os dias e passar uma semana no Chile. Eu escrevi de volta que, talvez, ir para o Chile nesse momento pudesse ser algo mais difícil por ela estar desempregada, mas passar hidratante e tomar vitamina C, poderiam ser feitos agora. Minha amiga se mostrou ofendidíssima. Foi como se eu não tivesse entendendo nada de seu projeto pessoal - super secreto! Passado meses, ela continua com a lista debaixo do braço, então, será mesmo que depois de emagrecer ela vai passar um batom, passar hidratante e tomar vitaminas? Se tudo isso fosse realmente importante para ela e com um grande significado, ela já não teria começado a praticar algumas coisas agora? Baseado nisso, será que não conseguimos executar certos desejos, pois colocamos no papel algo que não condiz com a pessoa que somos, mas que precisamos ter na lista só para fingir que temos um norte?

Por isso precisamos fazer listas com prazos e com sentido. Não dá para passar anos com os projetos debaixo do braço se sentindo o máximo SÓ POR TÊ-LOS, se você não está disposta a pagar o preço para executá-los com afinco.


26 comentários:

  1. ola passei pra conhecer teu cantinhu..muito legal bom ver mais genti como eu motivada pra uma mudança... venha me visitar acabei de criar meu blog... ja estou a te seguir ..bjuss
    http://emagrecerdevez.com/

    ResponderExcluir
  2. Meu motivo nobre mais atual: escrever meu projeto de doutorado. Desculpas que não são nada nobres. Outro dia li uma coisa por aqui que tem me motivado muito, não lembro exatamente das palavras, mas era algo tipo, "se vc esperar pelas condições ideais, nunca fará nada". E é isso...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rachel acabei de dizer pra uma menina num blog hoje rss a lista dela apos emagrecer, estava: cortar o cabelo chanel, dentre outras coisas que poderiam ser feitas agora, eu perguntei: pq não corta agora este cabelão, e fica linda e mais motivada a continuar na luta? ...bom, ela não me respondeu, e tão pouco reponderá, é bem mais comodo pra ela ficar curtindo esta listinha a vida td...afe.. vc esta no caminho certo.
    abçs
    Val

    ResponderExcluir
  4. perfeito!
    pra que esperar se ser feliz é agora?!

    beijossss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rachel! Uma coisa q percebo q ajuda a diminuir um bocado essa questão das listas q nunca são cumpridas é colocar objetivos factíveis a curto e médio prazo.

    Um exemplo? Fui à nutri essa semana e perguntei em qnto tempo ela achava q eu conseguiria emagrecer os 25kg q ainda me restam. E ela me respondeu: q tal a gente fracionar isso? Ou seja, meu objetivo agora não é perder 25kg e sim sair, finalmente, da casa dos 90kg! :)

    Tenho aplicado isso, de maneira geral, a tudo na vida. E tento tb me premiar qndo alcanço a meta. Pq queira ou não, isso me motiva!

    Bju e não desista! Vamo q vamo!

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais seu post.A dica de terapia de grupo tb muito boa.
    Deixo aqui meu apoio a vc.
    Grande beijo

    www.sesentindolinda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amiga, tô contigo....
    Tbm tenho um MEGA problema com listas. Se coloco nelas, pode ter certeza que vou adiar ou não fazer mesmo...
    Sabe, eu acredito bem mais na força que vem de dentro para esse imediatismo que você falou. Que, apesar de ter seu lado negativo, tem um lado super positivo, que é fazer as coisas JÁ!!!

    Continuamos juntas, firmes e fortes na luta!

    ResponderExcluir
  8. Disse tudo...
    Realmente falar eh facil.. na hr de fazer a gente inventa desculpas..

    Agora estou me propondo a pequenas coisas..
    Tomar 2 litros de agua por dia.. passar oleo de amendoas.. e meu hidratante firmador de pele todos os dias... alem eh claro de comer de 3 em 3 hrs..
    E mesmo sendo pouca coisa..as vezes dou uma escorregadinha...

    Otimo final de semana p vc!

    Beijinhos

    http://yarinhafernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A muito tempo não leio algo tão bom. Não que as meninas dos outros blogs escrevam algo ruim, não é isso, é que você sintetizou TUDO o que deveria ser dito. TODO dia tenho preguiça de ir pra academia, mas VOU pq? Pq sei que se eu parar vou ficar obesa novamente pq eu não tenho certeza se minha cabeça mudou realmente. Já pensando nisso e pensando tb que eu ODIAVA academia, fiz uma matricula de 1 ano, isso pra não poder parar, afinal estaria jogando dinheiro fora. Quanto ao hidrante é bem improvavel que eu faça isso todo dia, pq eu não su assim e falta de hidratante não vai afetar minha saude. Achei maravilhoso seu texto! Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Realmente, devemos listar só aquilo que sabemos que vamos cumprir!

    ResponderExcluir
  11. PERFEITO O POST DE HJ.. vou rever algumas atitudes.. um dia.. solteira.. sozinha.. desnorteada.. uma grande amiga .. q a principio era apenas a psicologa.. me tirou do buraco e me ensinou a ser mais .. me disse "se procura tanto esse tipo de pessoa.. pq vc primeiro não tenta se tornar akela pessoa q atrairia esse tipo de homem?!".. dito e feito.. aos poucos fui mudando.. e conheci o melhor homem q jah tinha conhecido em vida.. meu marido.. romântico, paciente, atencioso, inteligente.. e lindo.. por dentro e fora.. e acima d tudo.. me ama.. me apoia.. me paparica.. percebi q fazendo assim da certo.. não entendi pq parei nisso.. preciso retomar aos objetivos.. obrigada pela ajuda.. bjusss

    ResponderExcluir
  12. Coberta de razão, amiga !! Beijos, e bom findi.

    ResponderExcluir
  13. Perfeito seu post..geralmente é assim que fazemos e terminamos não cumprindo nada. E angústia de saber que o final do ano está se aproximando e as coisas continuam no papel?
    Pode me dizer onde posso comprar Moleskine? Quero uma para mim. Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  14. Amiga sem palavras para descrever a perfeição do seu post, foi como se você tivesse saido da tela e me dado um xaqualhao, quanta coisa fazemos errado, tenho planos de comprar roupas bonitas quando emagrecer, vou emagrecendo de blusao e calça jeans, tá na hora de me cuida hoje, da maneira que sou! Obrigada, otimo find, beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Rachel!!!

    Menina, meu sonho ter uma moleskine chic de doer... hahahah

    Ai amiga, seguinte... eu tenho mania de escrever (mania de professora hahaha) desde pequena escrevo em diários, então escrever listas possíveis e alcansáveis para cada quilo eliminado me dá uma motivação a mais... e o prazer de me presentear ou me mimar por um motivo conquistado é 10!!! meio doido isso ne? mais te entendo muito tá?!

    Ótimo final de semana*_*

    bj

    ResponderExcluir
  16. Amei seu post!!!
    Também estou cansada dessas longas listas com projetos e objetivos que nunca ponho em prática! Acho que as listas até ajudam, pois elas dãao um direcionamento, acho que o problema surge quando ficamos viciadas em fazer as listas, mas esquecemos que o mais importante é agir!!!

    Bjins e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  17. Ter metas e propósitos nos ajudam a ter um ponto para nos basearmos.

    Vida sem objetivos é ruim, mas tê-los e não cumprí-los nos causa um sentimento de impotência.

    Para acabar com essa procrastinação, temos que estabelecer metas possíveis e pensar em estratégias para alcançá-las.

    O exemlplo que vc deu sobre a caminhada: caminhe antes do jantar se tiver tempo ou deixe o jantar "semi pronto" para que vc possa ter tempo para caminhar em outro momento.

    Vamos bolar estratégias e alcançar nossos objetivos!

    Ps: As agendas da Moleskine são lindas :-)

    Bom final de semana!

    ♥ Sucesso ♥
    ---------------- ☼ Érika ☼ ---------------
    transformandogorduraemenergia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu fico na seguinte opinião, não deixe para fazer amanhã, o que você pode fazer hoje.

    Se você pode começar a se cuidar hoje...porque deixar para outro dia?

    =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Rachel,
    Nossa gostei demais do seu blog. Seu post me fez pensar sobre muitas coisas. Gosto de ler coisas interessantes. Obrigado!

    Sucesso!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Rachel
    passei pra te desejar um ótimo fim de semana!
    bjus

    ResponderExcluir
  21. Oi linda!
    Achei muito interessante o seu post e me fez pensar muito!
    Acho um pouco estranho esses objetivos de : "ahhh, quando eu emagrecer vou fazer isso ou aquilo".
    As vezes isso adia muito os nossos sonhos e realizações.

    Claro que é bom ter metas para nos guiarmos e atingirmos por exemplo emagrecer 20 kilos.
    Mas se demorar muito, vc ainda vai esperar pra passar aquele hidratante, ou tomar a vitamina C, ou estar com quem vc gosta?

    Não sei....me fez pensar.....
    Talvez tenhamos que ter metas para nos fazermos felizes hoje e aliada a felicidade do HOJE conseguirmos nos manter motivadas a continuar a ter mais e mais objetivos e conquistar todos...

    um dia de cada vez.

    Bjokas e lindo final de semana
    Moh
    cinturinhafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você, não tinha pensado nisso de que se fico adiando algo que consideraria uma recompensa para quando estiver magra pode ser porque não quero fazer isso na realidade. Vou ficar mais atenta a isso.
    Outro dia fiz a famosa lista de 101 coisas em 1001 dias, e percebi que haviam itens tão simples que poderiam ser feitos já. Grifei eles e vou tentar por em prática, pois também tenho um monte de sonhos acumulados que estavam esperando pelo meu emagrecimento. Eles merecem uma chance.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Amiga, acabei de mandar o e-mail para Dra. Thais.
    Vc não imagina, preciso muito de ajuda.

    Preciso muito resolver esta situação, já não aguento mais! Estou no meu limite!

    Vou aguardar a resposta.

    Um beijão e bom fds!

    Ah! O e-mail, entre outras coisas, falava sobre a possibilidade de um encontro na última sexta, dia 28. Vamos tentar marcar outro dia.


    www.relatosdoemagrecimento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Rachel, o seu post é a mais pura realidade, um tempo atrás achei um caderninho meu de uns 2 anos atrás onde eu fazia planos que ia emagrecer 10 kgs em 15 dias, pura ilusão só consegui emagrecer 2 anos depois e ñ tão rápido assim, parei de tentar decidir o futuro em papeis e enfrentar o presente, tenha um ótimo findi semana e parabéns pelo post, seu cantinho passou a ser um dos meus preferidos :)

    ResponderExcluir
  25. Ameiiiii seu post. É exatamente isso que está acontecendo comigo. Ando fazendo muitas listas e não cumpro porra nenhuma. rs Bjsss

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post, qta coisa não colocamos em listas e nunca cumprimos ? É terrível saber que não vamos atrás, mas ao mesmo tempo as vezes é tão difícil, principalmente pq a maioria destas coisas não queremos de verdade, mas de alguma forma precisamos.

    Beijocas,Lu.

    ResponderExcluir