05 novembro 2012

Modo de preparo de arroz e feijão sem gordura

postado por Rachel


Feijão

500g de feijão
1/2 xícara de cebola picada
2 dentes de alho
1 folha de louro
Temperos a gosto como sal e pimenta do reino
1 litro de água 

Lave e enxague o feijão. Deixe de molho da noite para o dia. Descarte a água (tóxica). Coloque na panela de pressão com o litro de água da receita e acrescente todos os temperos. Depois que a panela começar a fazer barulho, conte mais 30 minutos. Simples.

* Essa é a receita original do Vigilantes do Peso que tem no livrinho antigo do Pontos Ativos. Eu na verdade, acho pouca essa quantidade de tempero. Então ponho 1 xícara de cebola, coloco 1 colher das de sopa de alho picado (já compro assim), coloco umas 5 folhas de louro e sal. Fica super saboroso e sem um pingo de gordura. Quando termina ele já está 100% pronto, você só corrige o sal, caso haja necessidade.


Arroz sem óleo

2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
Temperos a gosto (cebola, alho, salsa/cebolinha, cenoura picada, sal)

Coloque o arroz na panela com apenas 2 xícaras de água e deixe cozinhar. Quando estiver quase seco dê uma rápida lavada no arroz dentro da própria panela (choque térmico), escorra bem e coloque as 2 xícaras de água restantes e só agora tempere a seu gosto. Deixe secar e estará pronto. Caso goste de um arroz mais mole é só pingar mais água.

*** O arroz fica muito soltinho! Depois que aprendi esse método nunca mais fiz de outro jeito. Eu geralmente acrescento alho e salsa/cebolinha. Tb gosto de colocar cenoura ralada, noutras vezes, coloco o famoso brócolis - se você fizer assim, é só acrescentar os legumes junto com a segunda leva de água. O gosto é maravilhoso!



25 comentários:

  1. Nossa muito diferente o jeito de preparar o arroz! e sobre a agua do feijão ser tóxica...nossa to frita, tenho que começar a fazer diferente! Obrigada pelas dicas....dá uma passadinha no meu blog...Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Vou guardar essas receitinhas p quando eu tiver minha casa, q por enquanto não posso fazer
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi minha linda, estou aqui batendo ponto :) .. mas é que eu adoro esse cantinho aqui.. rsrs.. queria te dar uma dica: troque esse arroz normal, por arroz de couve-flor, fica mais gostoso, e nao tem carboidratos! ajuda a controlar a insulina, (o hormonio que engorda;), que tal? basta cozinhar a couve bem aldente; e ralar num ralador grosso. depois refogue em azeite virgem, e cebola, alho, etc... é uma delicia!!!!! eu nunca mais comi arroz, nem o integral... mas a geladeira... kkkkkkkkk... é couve-flor, ate nas gavetas!!!!! beijooooosssss flor!

    ResponderExcluir
  4. Hum...isso muito me interessa. Arroz branco, faço para o marido do jeito que ele gosta, como bem pouco. Mas quando faço arroz integral não vai um pingo de óleo e fica ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Rachel, eu tambem sou do rio.. to querendo marcar um encontro de Blogueiras Light.. o que tu acha hein???? mas nao sei organizar essas coisas.. se tu tiver a fim, me da um toque.. poderia ser num lugar bem verde, arborico, tipo jardim botanico.. o que tu acha?? me da um help! beijooo.. ah, vou postar uma receita de doritos sem carbos! uma delíciaaaaaaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  6. ai ke eu adoooooooooooooooooooooro louro no feijão, mas minha mãe implica, então .. sem louro no feijão mas eu fico pensando "como alguém pode não gostar de louro..kkkkk".. mas enfim... bjokas e sucesso na pesagem amanhã lindeza.. bjooooooo

    ResponderExcluir
  7. Oi,Rachel!
    Desde que comecei a fazer minha dieta,não faço mas nada com óleo.
    Eu recomendo,não altera o sabor da comida e é muito mais saudável!
    Ótima dica...bjokas lights!

    ResponderExcluir
  8. 4 xícaras de água não é mto? Fiquei curiosa, acho q vou testar esse arroz! Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
  9. Olha, conhece feijoada vegetariana??? Coloca cenoura, inhame e outros legumes (poucos!) q fica maravilhoso!!! Tem rest vergan a kilo no Centro (Bardana) perto da Sta Casa\RJ q faz as 6as e tb no Congelados da Sônia. O rest era melhor antes da venda, mas ainda é mt bom. Daqueles q nem peixe entra e vc pensa q ñ come nada daquilo e sai hiper satisfeita querendo voltar! Tb quero encontro se der para eu ir! Só falar aqui!

    ResponderExcluir
  10. não sei se mandei!!! Vamos la: no centro RJ, perto Sta Casa tem rest vergan kilo q faz feijoada vegetariana as 6as. Congelados da Sônia tb. O rest já foi melhor, mas ainda é mt bom. A gente pensa q ñ come nada daquilo e sai querendo voltar! Feijão com cenoura, inhame,... ADORO! Tb quero encontro JB!!! Só falar q me esforço para ir!

    ResponderExcluir
  11. Meu feijão já é assim, meu arroz algumas vezes coloco azeite =) Bjuss

    ResponderExcluir
  12. Oi Rachel!

    Na minha casa o arroz e o feijão sempre foram assim, sem gordura, com isso criei o hábito e mantenho até hoje, mesmo depois de casada com um marido que amam feijoada!!!rsrs

    Quando ele quer comer um feijão mais caprichado eu compro carne seca magra, de lagarto, por exemplo e além de dessalgar, fervo antes de usar para tirar a gordura, aí eu aproveito só o sabor da carne!

    Beijão e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei esse jeito de fazer arroz, minha sogra faz assim e o danado fica ótimo, ela põe bastante alho e fica de comer sozinho.... rsrsrs!!! Adoro seus posts... Bjus, bastante sucesso na pesagem...

    ResponderExcluir
  14. Adorei a receita... Feijão sempre faço sem óleo, arroz nunca tentei, vou tentar !!!!

    Adorei o seu blog,meidemtifiquei com vc.... Tb tenho mais de 120kgs, é até difícil encontrar na blogsfera pessoas com mais de 100kgs.... Mas vamos em frente, botar esses 3 dígitos pra correr!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Poxa ameeeei a receita super saudavel *-*
    Vou testar esses dias aqui em casa!:D

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  16. Nossa Ursinha... por que não inverte?
    Jantar o shake e comer uma frutinha?
    acredito que seja melhor assim...
    Tomando o shake no almoço a noite você terá mais fome!

    Beeeijo e orgulhosa de você

    ResponderExcluir
  17. OI RACHEL..TUDO BEM AMIGA??/NÃO USOS ÓLEO EM NENHUM DOS DOIS...SÓ QUANDO FAÇO ARROZ TEMPERADINHO...AI NÃO TEM JEITO!!!BJUSSSS AMIGA E UMA BOA SEMANA P VC

    ResponderExcluir
  18. Fiquei até com vontade de comer esse arroz tão soltinho rs*
    Adorei as dicas, parece tão fácil, e quase ninguém segue né!
    Precisamos mudar alguns pequenos detalhes e podem fazer TODA a diferença.

    Eu ri com o post anterior do seu amigo, haha
    Diga a ele que você terá educação em escutar atentamente o que ele disse, mas que continuará a fazer o que esta fazendo e dando certo até o momento! =)

    Esta no caminho certo minha amiga, e fico imensamente feliz em ver essa mudança!
    Estou muito orgulhosa! =)

    Beijos e ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  19. Creeeeeeedo, aquilo era p Duducha, desculpa Raquel :)

    ResponderExcluir
  20. Ola
    Interessante saber vou testar, afinal preciso de tudo que é meio sem gordura rsrs
    Amanhã vou abrir um sorteio espero vc la para se inscrever
    Bjus e ótimo semana

    ResponderExcluir
  21. Adoreias receitas!!! Vou testar aqui em casa!
    Parabéns pelo blog! Estou te seguindo ta? bjs

    ResponderExcluir
  22. Puxa, muito legal essa forma de fazer. Vou copiar suas receitas e testar aqui em casa, afinal, são colheres e mais colheres de óleo.

    ResponderExcluir
  23. oie
    esse feijão me acompanha desde criança, só que a versão da minha mãe, tinha óleo, o meu não. Mas esse arroz é super interessante, vou fazer hoje mesmo, será que com o integral funciona igual??
    Beijos

    ResponderExcluir