11 julho 2013

Você quer emagrecer por saúde ou autoestima?

postado por Rachel

Estava lendo hoje uma entrevista maravilhosa do Dr. Alfredo Halpern para o Dr. Drauzio Varella e me surpreendi (não sei o motivo da surpresa já que faço parte desse grupo) que a maioria dos obesos chegam em estado crítico ao consultório médico, mas não estão preocupados com a saúde em primeiro lugar e, sim, com a autoestima. Os obesos acabam por acreditar, apesar de seu péssimo estado, que o pior nunca irá acometê-los. Alarmante, não acham? E triste ao mesmo tempo! Segue um trecho da entrevista:


Os laboratórios Roche e Abott, interessados no assunto porque produzem medicamentos para controle da obesidade, fizeram uma pesquisa para saber o que as pessoas pensavam a respeito do excesso de peso e por que queriam emagrecer. Descobriram que o motivo primordial não é a saúde. É a autoestima. Elas querem sentir-se bem. Não pensam que podem morrer por causa da obesidade. Acham que isso não vai acontecer com nenhuma delas. Algumas chegam às minhas mãos em péssimas condições. Olho para elas e tenho a impressão de que não vão viver um ano. Estão com diabetes, pressão alta, colesterol elevado, respiram mal. Quando lhes pergunto como se sentem, invariavelmente respondem: “Estou bem, doutor”. Não tenho dúvida, porém, de que se conseguirem emagrecer, o quadro clínico melhorará muito e sua qualidade de vida também.

(Matéria na íntegra AQUI)





22 comentários:

  1. É, o problema é que as pessoas têm a tendência de acreditar que nunca acontece com elas, bem complicado. Mas acredito na lei dasemeadura: Tudo o que plantamos, colhemos!! Não adianta!

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Rachel, eu não me preocuparia tanto com a fruta no café da manhã, se vc come frutas em qualquer outro horário do dia, sem problemas! Relaxa. Sou contra nos obrigarmos a comer tal coisa em tal horário. Procure comer o que te agrada, ou não seria uma R.A. e sim um regime né? Continue assim, to contigo!
    E quanto à entrevista que vc leu, é a pura verdade, sempre nos preocupamos mais com a estética do que com a saúde... hj penso diferente, me preocupo demais em ter um treco por conta do sobrepeso, mas nunca liguei muito pra isso não!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Rachel, tudo bem?
    Eu venho sempre aqui no seu blog,apesar de não comentar (desculpa,morro de preguiça hehe).
    Mas hoje, lendo sobre a sua dificuldade em comer frutas pela manhã porquê são frias, resolvi te dar dicas, pois pode ajudá-la.
    Quando vc come pão integral com queijo branco e peito de peru, vc pode fatiar uma banana maçã bem pequeneninha e colocar no meio antes de colocar na sanduicheira ou chapa. O mesmo pode ser feito com morangos, maçãs, pera, acredite fica bom.
    Você pode também pegar a banana ou a maçã picada, polvilhar canela e colocar no microondas por 2 min, fica um docinho saudável e quente.
    Tem várias receitas de sopa de pera, chá de camomila com laranja (ajuda a cortar ansiedade), sucos!
    Bom, se animar, tente!
    Parabéns pelo emagrecimento!mesmo sendo um processo lento, não desista. Levei 3 anos pra eliminar 15 quilos e sigo firme apesar dos deslizes,já que o mais importante é que não engordo a 3 anos!Pense nisso!
    =***

    ResponderExcluir
  4. Oi florzinha... sou como vc!!! Não consigo de forma alguma comer frutas no café da manha.... café da manhã pra mim.. tem que ser CAFÉ, PÃO & MARGARINA... ñ adianta!!!! rs rs... e por o lanche da tarde tbm seria igualzinho!!!!! rs rs rs... sou viciada assumidíssima por pães e café!!!! rs

    Coloque tudo nas mãos de Deus... e Ele te orientará da melhor maneira possível!!!

    Seja firme!!!

    Bjinhus.. e que sua quinta feira seja lindamente maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ain Rachel tb sou como vc... =(
    Não consigo comer nada gelado no café da manhã. Nada mesmo. Nem quando tá muito quente. E olha que aqui (RN) é geralmente MUITO QUENTE. kkkkk...

    Tb prefiro comer as frutas no decorrer do dia.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Oie..

    É triste mesmo...mais é a realidade...as maioria das pessoas hoje tem a aparência como algo mais importante de sua vida....esquecem que tudo vai acabar no pó...

    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. interessante a matéria,+ com certeza a saúde em primeiro lugar........

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muito alarmante, mas também entendo e já passei por isso. Por ter há muitos anos uma alimentação saudável, mesmo quando eu estava no meu maior peso eu tinha uma saúde invejável, então posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a única preocupação que me fez emagrecer foi a minha aparência física.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Raquel minha querida quanto tempo!! Senti sua falta, vou te adicionar no face para falarmos por lá tb!! Flor nós temos algo em comum tb não consigo comer coisa fria (frutas) de manhã, tem que ser quentinho para aquecer o estomago mesmo vc tem toda razão!! E sobre a entrevista é verdade mesmo a gente obesa se preocupa mais com a auto-estima do que com a saúde isso é fato, ainda bem que emagrecemos e unimos o util ao agradavel, né?! beijos enormes...
    Val sleevada

    ResponderExcluir
  10. O texto é muito bom...já segui a dieta do Dr. Alpern e sinceramente me senti depressiva...mas acho que ele realmente entende do assunto.

    Bjosss!

    ResponderExcluir
  11. eu li uma pesquisa inglesa onde enumeravam "falhas" nas pessoas e a pergunta era quem vc não queria com amizade de convivio. Nem aidético tinha muita rejeição. Mas obesos é top disparado até do 2o lugar. #arrazada

    ResponderExcluir
  12. Atualmente também não gosto de frutas no café da manhã e não considero obrigatório. Pode ser no meio da manhã, no meio da tarde, não precisa ser na hora do café da manhã.

    Bem interessante a entrevista, precisamos ler algo assim de vez em quando.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rachel!
    Também tenho muita dificuldade de comer coisas frias pela manhã. Acho que se você incluir as frutas ao longo do dia fará tão bem quanto comê-las no café!
    Acho que ao melhorarmos nossa auto estima todo o resto da nossa vida melhora como consequência!
    Te desejo uma quinta-feira bem feliz!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, não tinha me dado conta disso, mas posso garantir que o que me levou a querer emagrecer foi um sinal de alarme em relação à saúde porque eu me sentia bem em relação à autoestima.

    ResponderExcluir
  15. Li a entrevista e fiquei chocada, quando voltei pra RA foi primeiro por um comentário e minha autoestima estava no chão, depois de muito chorar escutei da minha mãe que não deveria estar triste com o comentário e sim preocupada com minha saúde, minha diabete e colesterol, e depois fiquei pensando e ela tinha razão e retornei com força total...rs

    ResponderExcluir
  16. Pior é que é verdade, e sabemos disso!
    acabei de ler um post que fala sobre emagrecer por estética ou saúde e eu super me identifiquei e sou obrigada a assumir que desde que iniciei a vida saudável só pensava em emagrecer pra ficar bonita, ou seja, doenças e saúde nunca vieram a minha cabeça, nunca pensamos que algo pode nos atingir, até darmos de cara com ela! =/

    E isso é mais comum do que imaginamos! =/

    beijo minha queridaaa

    ResponderExcluir
  17. Pois é menina, vê com seu médico.
    Faça os exames de TSH, T3 e T4. Aí vc fica sabendo se ta tudo certinho. A tireoide pode ajudar ou atrapalhar muito o emagrecimento.
    ;)
    =*

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente não sou fã de fruta de manhã também, e dificilmente como, as vezes um mamão! Geralmente vou de tapioca, ovo ou pão e adoro!!!

    Em relação a autoestima, faz todo sentido, pessoas desmotivadas não pensam muito em si mesmas, eu fui assim por ANOS!!!
    Depois que a aparência melhora a vontade de se cuidar e ficar saudável é mais latente!

    Afinal viver saudavelmente no começo é tenso, mas depois vicia!!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  19. ei!
    q bom q ta indo bem!!!

    realmente é foda isso...tem q pensar sempre primeiro na saúde q é o mais importante....mas a maioria só pensa mesmo na saúde qdo ta doente...infelizemente...

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Verdade mesmo. Eu entrei nessa de emagrecer pensando primeiro em me sentir bem... Nem estava preocupada com o colesterol alto e afins...
    Bom, mas independente da motivação principal, o importante é estarmos nos cuidando e ficando mais saudáveis, né? :)
    Bjk

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com a frase e inspirou-me, obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho normal as pessoas não esperarem o pior... eu mesma, se ficar imaginando que posso morrer a qualquer momento (apesar de saber que isso pode acontecer há qlq momento), eu não vou viver de maneira leve. E ando passando por momentos tão difíceis a respeito do processo de emagrecimento, que se eu não tiver a leveza comigo, me entrego de vez. Cada um luta com o que tem no momento, né?

    Mas concordo com você, isso é triste.

    Agradeço o comentário lá no post... não sabia que você tbm optou por não ter filhos. É bem difícil optar (mais por conta das pessoas da família do que por nós mesmas,não é?).

    Sempre pensei assim: se eu tenho amor dentro de mim, eu posso dá-lo a qlq um (por isso o plano B - adoção). Mas acho improvável isso acontecer.

    Bjs.

    ResponderExcluir