Sensacional a matéria desse mês (agosto) da revista TPM.
O tema é: Pra que mentir?
Para quem tem Ipad a revista é grátis.
A matéria nos faz refletir sobre quantas vezes sabemos que certos milagres não existem, mas mesmo assim - mesmo sabendo que estamos em plena era do photoshop - acreditamos piamente em certas imagens e adquirimos produtos/serviços para atitude ngirmos a "perfeição". Ainda são investidos milhões em emagrecedores que prometem nos secar em semanas, em serviços que prometem eliminar nossas estrias/celulites em dias, cremes que rejuvenescem dez anos nosso rosto...
Por outro lado, entendi que estamos em um momento de grande "depressão" por conta do que é postado minuto a minuto via redes sociais. Por vezes, ficamos desanimados ao seguirmos perfis no Instagram ou facebook que só apresentam momentos incríveis, vidas perfeitas. Vira e mexe pensamos: "Poxa, fulana que é feliz, pois tem uma casa linda, sem vizinhos chatos, uma pele sempre iluminada, um marido que nunca briga e uma mente que nunca pede por um chocolate"! Nos debatemos minuto a minuto tentando reproduzir a vida daquela pessoa que puxa ferro, levanta a perna e clica com carão para Instagram. Ficamos encucadas como em todas as refeições as pessoas conseguem arrumar seus pratos como se fossem de restaurantes chiques (cada alimento no seu espaço delimitado) sendo que nosso tomate cereja sempre rola mais pra esquerda do que pra direita como gostaríamos, nosso arroz soltinho (mérito nosso digno de troféu) sempre se espalha e não fica no molde adequado como o arroz empapado da pessoa que achamos perfeita, nosso alface sempre fica com aparência de bagunçado mesmo a gente tendo comprado o mais caro... Nos sentimos mal, pois acreditamos que as beldades nunca estão despenteadas ou sem maquiagem, nunca estão de TPM, mau humor, olhos inchados, nunca brigam com seus companheiros, nunca estão cansadas/irritadas/desanimadas e nos comparamos e julgamos nossas vidas como lixo.
A revista traz uma importante reflexão sobre essa era de grande ilusionismo ao qual estamos passando e nos entregando. Não que tenhamos que virar as costas para os novos produtos, conhecimento, tecnologia, fotos inspiradoras, mas à partir do momento que nos sentimos inferiorizados por essa indústria que vende perfeição all the time, estamos indo por um caminho perigoso demais para a nossa psique.
Um pouco mais sobre a matéria AQUI
Dietas e produtos = já acreditei muito nessas palhaçadas, em outra época. No meu trabalho essa semana, uma senhora de quase 60 anos veio com conversa de clínica, shakes, emagrecer 18 quilos em um mês. Me deu pena e fiquei feliz por ter acreditado nessas bobagens só na idade certa e não depois de velha. rsrs
ResponderExcluirGosto dessas fotos de Instagram. Elas inspiram e nos fazem encontrar beleza perto de casa, nas plantas, numa xícara, enfim, parece que passamos a valorizar mais o que temos.
Olá Rachel!
ResponderExcluirEu sinceramente nem sempre acredito nessas pessoas de vidas perfeitas porque tenho um espírito bastante crítico. E acho que qualquer pessoa com alguma experiência de vida sabe que a perfeição não existe. O que é certo é que ver as fotos de alguns corpos espectaculares, refeições saudáveis e pessoas a fazer exercício é muito inspirador, sejam fotos falsas ou não :)
Como anda o teu cabelo? Continuas com queda?
Beijinho
Ri muito com o que escreveu. Realmente é isso mesmo...na verdade as pessoas querem ilusões. Para mim há duas coisas que estão faltando no ser humano, primeiro Deus e segundo maturidade. Qdo vc tem Deus em seu coração, nada disso tem importância, pois sabemos que viemos nessa vida para servir a Deus, para fazer a vontade Dele, e com certeza não foi pra ficar fazendo essas coisas do mundão que viemos aqui...todas as familias são iguais, todas tem seus problemas, mas logico que ninguém vai mostrar isso no face... lá é ilusão pura!! ah, meu arroz sempre fica papa...kkk...é que faço arroz japa..nem imagino como faz arroz soltinho e vc acredita que esses tempo fomos em um restaur. e meus filhos não comeram o arroz pq estava soltinho...rs...bom artigo para as pessoas refletirem e olhar um pouco para o seu "eu". Obrigada por compartilhar!!!bjão
ResponderExcluirExcelente post, Rachel... cada dia que passa, vai ficando mais claro pra mim, de que a chave de tudo está em nós mesmas, sabe? Essa mania horrível e destrutiva que a maioria de nós temos, que é ficar se comparando com os outros... é esse o maior motivo de da desmotivação das pessoas.
ResponderExcluirSe a gratidão fosse praticada mais vezes, talvez não existisse essa problemática, que na minha opinião, só tende a crescer. É triste dizer isso, mas é a pura verdade.
Beijinhos.
Adorei a matéria diva,acho que temos aprendemos isso em algum momento da vida,perfeição não existe,nem em contos de fada.
ResponderExcluirBjinhos.
Ótima matéria...adorei...
ResponderExcluirJá estou te seguindo...
Verdade viu,nem tudo que parece é rs.
ResponderExcluirOtimo post!!!
bela semana. bjus
Realmente, se vivermos nos comparando com outros nunca alcançaremos a felicidade, mas esse é um mal do ser humano e pode ter certeza de que mesmo as pessoas "perfeitas" do Instagram se comparam com outras que elas consideram perfeitas.
ResponderExcluirBeijosss!
feliz em estar indo pelo caminho certo e saudavel, e quando engordo coloco mesmo. nem sempre saio ganhando, e nessa hora que os amigos dão a maior força
ResponderExcluirOlha o q diz a "futilish" no blog dela no post de cremes:
ResponderExcluir"Mulher acredita em tudo. Acredita no bofe que diz que não conseguiu ligar porque ficou sem bateria, na modelo na capa da revista com um look “natural sem photoshop“, acredita em creme que acaba com a celulite em duas semanas, acredita que aquela família da propaganda é realmente perfeita, acredita em horóscopo, em jogar moedinha em fontes e fazer pedidos… Enfim, se contar a história duas vezes, a gente acredita.
O que falar desses cremes mega revolucionários que custam 2 rins e 4 córneas e que prometem a pele lisa, macia, sem ruga, sem mancha, sem espinha, sem cravo, sem poros, sem pêlos e seu amado de volta em 3 dias? Se tiver 3 comentários falando que é maravilhoso, a gente encara o preço."
Eu já acreditei muito no que passa na tv, até os meus 17 anos, eu achava que tudo no mundo da moda eram flores, beleza e glamour. Mas depois que eu passei dos dezoito vi que a vida é dura pra todo mundo, que ninguém é perfeito e que todo mundo, por mais bonito e bem sucedido que seja, se compara com alguém que ele julga ser perfeito.
ResponderExcluirDepois de aprender isso, eu me amo bem mais e adoro ser quem eu sou e tô buscando sempre ser melhor do que eu era ontem.
Bjuuu!
adorei o post e concordo com tudo mesmo!!!!!
ResponderExcluirnao adianta de nada a gente mentir para todos e por dentro nao ser assim, ne?!
bjos
Oie.
ResponderExcluirótimo post..
Sabe que penso muito nisso...será que tudo que vemos nos blogs por ae é real?...tem vidas perfeitinhas demais..eu olho algumas pessoas e penso: será que só eu não tenho tempo e disposição pra tudo isso?...as vezes acho que todo esse mundo bloguistico me deixa meio paranoica...sei la..
Enfim...
Vivamos a vida!....hehe
Beijos!
oieee
ResponderExcluirquando olhamos uma revista as modelos atrizes são perfeitas ne, com photoshop todo mundo fica perfeito hehe
bjao e bom inicio de semna
Às vezes sou dessas pessoas...que sente uma coisa parecida com inveja de ver certos facebooks..vidas perfeitas, viagens aqui e ali. O pior é que não me considero uma pessoa invejosa e fico doente com tais sentimentos vindos de mim própria.
ResponderExcluirBom o que estou aprendendo com o passar dos anos graças a Deus é que não devemos competir com ninguem a não ser com a gente mesmo, eu quero estar melhor amanhã do que eu hoje e pronto! Não tenho nenhuma musa inspiradora a nao ser minhas próprias fotos, afinal aquele corpo biotipo é o meu, SER FELIZ HOJE é o que importa, amei a materia,bjs
ResponderExcluirolá muito interessante seu ponto de vista ...vi tbm o lado B dessa reportagem com um post de outra blogueira vale a pena ler
ResponderExcluirhttp://www.hellololla.com/post/57699210880/pra-que-mentir-tpm
bjos
Rê
O grande problema não é nem acreditar em milagre, na minha opinião. É a síndrome da perfeição. A gente acha q aquela menina da revista é perfeita, do blog idem e fica buscando um ideal inatingível pra gente. E se esquece q tem dias q a gente enfia o corpo na jaca, q não quer ir pra ginástica, q prefere ficar em casa comendo um monte. Daí, qndo isso acontece, a gente se frustra pq lembra da menina perfeita. Só q ela, com certeza, tb tem seus dias. Então, ao invés de perfeição, temos q buscar ser o melhor "eu" q conseguimos - mesclando erros e acertos, defeitos e qualidades. ;)
ResponderExcluirNão sei se é por eu ser pé no chão demais, mas vejo tudo com os olhos da dúvida. Não desmereço uma mulher bonita na capa de uma revista, mas sei que ela passou por uma "recauchutada" virtual. Sei que ninguém tem a vida dos sonhos e que nenhum desses pratos que aparecem em fotografias são tão gostosos quanto a gente imagina, rsrs.
ResponderExcluirSerá mesmo que tem gente que acredita na felicidade dos comerciais de margarina?
Procon nelas.
ResponderExcluirNem fala, já me deixei iludir pakas com muitas promessas e milagres passados po revistas. Mas, aprendi que a realidade é bem diferente das paginas das revistas. Então resolvi encarar a realidade e lutar pelo que é real.
ResponderExcluirBom, passando pra dar um oi e desejar uma semana light. Bjs bay.
hum ..concordo com a matéria completamente ..na real o buraco é mais embaixo rs seria perfeito se tudo fosse fácil .mais a duras penas aprendi que não é bem assim..
ResponderExcluirhttp://pravaler2013.blogspot.com/
Esses dias msm tava pensando em escrever um post sobre isso, especificamente sobre o facebook.
ResponderExcluirMeu, lá só tem gente feliz....quero morar lá. hahahahah