08 setembro 2014

Assuma o seu emagrecimento

postado por Cottage Regressiva

Facebook

O Cottage Regressiva é um blog que foi criado para o acompanhamento do meu emagrecimento, mas o tempo foi passando e comecei a perceber que emagrecimento vai muito além de contar calorias. Emagrecimento envolve mudanças práticas na alimentação, na rotina e uma atenção especial direcionada ao emocional. Muitas questões mal resolvidas internamente podem desencadear desordens alimentares e essa pode ser a diferença entre quem consegue e quem vive tentando sem ter muito sucesso.

Quando decidi não operar o estômago me baseei no meu emocional tão sensível como cascas de ovos. Para mim estava claro que eu não teria mente forte para aguentar algo tão invasivo, por mais que eu pensasse nos resultados pós procedimento. Foi então que comecei a pensar em outras saídas e percebi que ter uma atividade física constante não podia ser pior do que conviver com a obesidade. Realmente, encarar a areia, a planilha, o sol, a chuva, o asfalto, me pareceu mais fácil do que caminhar mal, andar sempre de rasteirinha, não ter roupas, estar apática, perdendo tempo de vida...

Por outro lado, não consegui me adaptar à dietas rígidas e a padrões fixos que muitos planos alimentares exigem. Sinceramente, não é tarefa fácil ir à uma festa de casamento e levar uma barrinha de cereal na clutch - acho que já disse isso em algum lugar anteriormente, pois me parece a melhor definição para alguém que a vida inteira se sentiu diferente e que hoje quer apenas ser alguém NORMAL. Eu prefiro, atualmente, passar os dias o máximo saudável possível e, me permitir algo além, nos momentos especiais. Ninguém tem momento especial de segunda à segunda, então, tem me parecido uma boa estratégia.

Já perceberam que um prato de salada no Instagram recebe altas curtidas, enquanto um prato caseiro tradicional recebe menos de dez? Tudo está parecendo pornográfico ao extremo nesse mundo onde temos que ser saudáveis demais, perfeitos demais, magros demais, musculosos demais, certinhos na "dieta da moda" demais. Procure o seu caminho, mas se não estiver confortável, mude. Nossa saúde física e EMOCIONAL é importante demais para ficarmos chacoalhando de lá para cá sem rumo, sem freio, sem foco, sem resultado, enquanto perdemos tempo nos comparamos ou esperando o grande milagre (que não existe) e que não cabe em nossa realidade.


14 comentários:

  1. Ual que post verdadeiramente motivador tava precisando dessas suas palavras MUDAR a forma de encarar tudo isso que nos cerca buscando sempre o melhor mais o melhor que nos cabe não essa coisa certinha que muitos nos passam e nem sempre e o melhor pra gente um dia de cada vez a gente chega lá no nosso tempo beijos linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Post ótimo! Emagrecer com certeza vai muito além de contar calorias e eu, depois de muito bater a cabça, entendi isso! Reeducar sempre :D força que chegamos lá! :)


    missaobiquini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!!! Gostei do seu post, acho que porque sempre que alguém fala que não é adepta a dietas rígidas, eu me sinto semelhante -rsss. Por mais que "ache bonito" alguém dizer que vai a festas e leva sua marmita, eu não faria isto, me sentiria como aquelas pessoas que precisam usar máscaras, por terem alguma doença, mas enfim cada um escolhe seu método... Linda semana para ti!!! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Perfeito! Concordo plenamente e vamos vivendo um dia de cada vez, as vezes acertando outras errando, mas nunca desistindo...bjs

    ResponderExcluir
  5. A melhor dieta é aquela que nos faz feliz. Se alguém é feliz só comendo brotos de alfafa, ótimo para ela. Eu ao contrário, quero uma vida saudável e feliz e jamais conseguiria nos extremos, pois, acredito que a virtude está no meio termo. Ainda não encontrei o meio termo e oscilo entre acertos e erros, mas estou na luta, vivendo e aprendendo. Obrigada por postagens tão boas. Tenha uma semana iluminada!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Oieee Rachel, me "vi" no seu post . Pois a muito tempo estou tentando ser essa "pessoa certinha", ou seja perfeita, e é claro que não consigo sucesso nenhum, pq ninguém é perfeito. Estou falando de uma dieta totalmente rigorosa e uma AF controlada. E como vivo largando minhas dietas pela metade, a frustração é certa. Exatamente hj, estava pensando em não me cobrar tanto, ter mais bom senso, emagrecer agora de forma saudável e sem pressa ou hiper cobranças. E me deparei com seu post!!!! Acho que o sucesso esta quando, aproveitamos cada dia do nosso processo de emagrecimento , ou seja, um dia de cada vez, precimos tornar nosso emagrecimento na forma mais prazerosa possível, optando por AF que gostamos ou receitas fáceis e saborosas, enfimmm acho que é isso, obg pelo post. Adoro seu cantinho, bjin

    ResponderExcluir
  7. eu mega admiro os focados e ficava super p baixo achando que eu deveria ser daquele jeito, um dia desencanei e falei farei do jeito que der, com o meu poder financeiro e com as minhas limitações, eu amo doce não consigo ficar sem é um fato, então parei de sofrer e me permito sempre algo doce, tem dado certo, estou com uma amiga no começo de uma dieta mega rígida junto com com umas loucuras, esses dias piro porque chegou na minha casa e eu estava comendo carboidrato depois da 6 kkk e nem era o do bem kkk . Adorei o post. Tenha uma Ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Textos assim é que fazem do seu blog um blog especial. Todo mundo quer ver o resultado final, mas poucos entendem que existe TODO UM PROCESSO entre o início e o "fim". Mantenha-se firme, logo vc chega!

    Com carinho,
    Nath. @acasadenosdois

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!!

    Tbém não optei pela cirurgia.
    Estou seguindo a minha dieta, algo que será eterno pra mim.

    Beijo♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!!!
    Gostei muito do seu texto. É muito difícil seguir essas dietas com cardápios rígidos, é difícil ser perfeito sempre, é difícil levar a vida de um jeito que vc não gosta.
    Eu gosto de fazer a reeducação alimentar por causa disso, como tudo o que eu comia antes em quantidade menor, é mais leve viver com simplicidade e doseu jeito.
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o Layout novo do blog! Tinha um tempão que eu não passava por aqui. Mas to de volta.
    Adorei seu texto viu... foi bom pra mim lembrar as minhas prioridades...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Me identifiquei muito com o seu post. Já tentei fazer dieta várias vezes, mas por serem tão regradas e absurdas me deixavam mais ansiosa pela perda de peso e acabavam fazendo efeito contrário. Agora mais madura, mudei meus pensamentos e a forma de encarar os alimentos, já faz quase três semanas que mudei a minha alimentação, exclui algumas coisas, mas nada de radical e já consegui eliminar quase três quilos. Acho que o bom senso é a chave do sucesso em qualquer empreitada. Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. A cirurgia deixa sempre incerteza... E pode não ser sempre, mas às vezes é mais uma tentativa de "atalhar" que não serve de nada, parecida aos comprimidos e fórmulas mágicas. Continua a ser precisa força de vontade... Pode facilitar um bocado, mas não faz tudo. Também pode ser uma ajuda/incentivo válido, depende do espírito com que a pessoa encara.
    Acho que é bom que tenhas encontrado a força e o equilíbrio para emagrecer "sozinha"!
    Teoricamente emagrecer é simples, mas há realmente vários factores... A parte psicológica conta muito, ninguém é perfeito e pouca gente consegue cumprir planos a 100%.
    Essa escolha - exercício físico em vez de obesidade - parece-me óptima ;) podem envolver sofrimento as duas, mas é bem diferente! A obesidade não traz nada de bom :(
    A mim também me parece uma boa estratégia. Fico feliz por teres descoberto o teu caminho - quantas pessoas não andam de dieta em dieta sem conseguir cumprir perder peso porque não conseguem? É difícil pensar que NUNCA se vai comer algo "mau" ou deixar de treinar por algum motivo senão descanso planeado... Eu também tento "ser saudável" na grande maioria das vezes, mas não sempre. :)
    Não publico no Instagram e nunca reparei nisso, porque não olho para os likes das fotos, mas achei isso interessante... Vou começar a prestar mais atenção :P
    Com demasiada restrição não costuma dar. Ao fim de 2 dias, um mês ou 10 anos há uma quebra... É cansativo demais. Portanto continua a publicar um pratinho tradicional ou um doce especial de vez em quando, no Instagram ou aqui, que talvez também haja pessoas que admiram o teu equilíbrio!

    ResponderExcluir