09 março 2015

Bolo de cenoura com farinha de arroz e adoçante

postado por Cottage Regressiva



Foi uma delícia fazer esse bolo, pois sempre fiz da forma tradicional e, de repente, descobrir que ele pode ser mais "magro" (sem glúten, sem açúcar) me fez enxergar de forma diferente esse lance de vida saudável. Antes eu estava colocando um bando pedras, de empecilhos no caminho. Agora vejo que há outras possibilidades tão maravilhosas quanto. 

Receita

1 cenoura grande
1/2 xícara de óleo de canola (ou qualquer outro que você tenha em casa)
2 xícaras de adoçante culinário
3 ovos
2 xícaras de farinha de arroz (eu usei a da marca Urbano)
1 colher das de sopa de fermento em pó

Para a cobertura

1 caixa de pudim de chocolate zero açúcar
350 ml de leite desnatado (a caixa manda colocar 500 ml de leite, mas eu coloquei menos para o pudim ficar mais duro ainda)

Modo de preparo

No liquidificador bata muito bem a cenoura, o óleo, o adoçante e os ovos. Depois despeje esse liquido na farinha de arroz (como fiz na foto acima) e misture bastante. Por fim, acrescente o fermento e misture mais um pouco até você identificar que a massa está fazendo pequenas bolhas de ar. Leve ao forno baixo por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito que é sempre infalível - ele tem que sair limpinho. 

depois do bolo pronto, desenformado (eu fiz na forma de fundo falso) é que você deve fazer o pudim que servirá de cobertura, senão, ele vai endurecer rapidamente e você não terá a textura adequada para jogar por cima do bolo. Feito o pudim, espalhe por cima do bolo ainda quente. 


Ficou muito fofo por dentro. O sabor é muito agradável - e aqui quem fala é uma viciada em bolos. O marido também super aprovou. Até o pudim dá uma textura interessante e o que é melhor: você come sem culpa e sente-se vitorioso por estar achando novas alternativas, que são melhores para a sua saúde. Tente e depois me conte!



Um beijo


7 comentários:

  1. Aiii amooo..que delicia bolo de cenoura!!!
    Adaptar tudo...
    tenho dificuldades as vezes com o resultado, mas sempre faço isso. Tento deixar tudo o máximo de saudável possivel!

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Eita, que coisa boa boa de se ver. Imagina então como deve ser delicioso de se comer. Tenho que fazer, pois, adoro todas as novas possibilidades e novos sabores. Substituições são sempre bem-vindas e se for pra agregar saúde, melhor ainda!
    Tenha uma semana iluminada!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Se der água na boca é por que a receita foi aprovada? Então está aprovada!

    ResponderExcluir
  4. Hummmm gostei. Assim fica mais facil comer as coisas que gostamos... dos bolos que existem por aí.. os de cenoura é o que eu mais gosto. Vc precisou colocar alguma essencia para dar mais gosto de cenoira? uma vez fiz um de pão de batata e tive que acrescentar mais batatas pq o goso nao ficava igual.. depois descobri que na padaria eles colocavam essencia..rs..

    Menina..seu bolo ficou lindo.. inteiro.. e fofinho.. eu gostei da receita mas sei que vou demorar um cadinho para faze-la.. quem sabe arrisco um mini bolo kkkk evita de comer todo de uma vez... kkk (é que nao sou educada com doces) kkkk

    Menina.. eu tbm tinha vergonha de colocar maiô e tive que perde-la quando competi pela empresa que trabalho na epoca que estava mais gorda.. coloquei um maio que vem com short e fiquei de boa... hoje uso de boa.. pq nao tem so gente magra nadando comigo.. e vejo q to melhor que algumas la.. enfim.. nao fico reparando nisso kkkk senao eu surto.. kkk

    beijos amada!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rachel! Um bolo surpreendente! O aspeto final é magnífico e não deixarei de testar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Bolo de cenoura é o meu favorito!
    Tá lindo esse! Deu muita água na boca! hahahaha
    Sem glúten e sem açúcar, mas com muito sabor =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. hmmm deu vontade. Eu li numa revista, não lembro se boa forma ou máxima, para emagrecer a receita do bolo de cenoura, substituir a xic de oleo por suco de laranja. nunca fiz, então não sei dizer se realmente fica bom, mas acredito q sim, pois antes de publicar eles costumam testar as receitas.
    Adorei a ideia da cobertura com o pudim zero.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir