25 março 2015

O que é prioridade hoje em sua vida

postado por Cottage Regressiva

Cena de Chasing Life 

"Você tem que tomar cuidado em definir suas prioridades, senão, não vai apenas acordar na estação de trem errada, vai acordar na vida errada". Série: Chasing life - 1ª temporada - Episódio 4 

Outro dia comentei com uma amiga que estava a ponto de me achar uma farsa. Eu querendo demais ajudar outras pessoas, chegava no blog, deixava um super post motivacional e ia embora dar um bico no travesseiro. Faço questão de deixar registrado aqui algo que li e que me motivou, pois também não quero esquecer. E a verdade é que sempre volto no meu próprio blog para me motivar, afinal, são minhas anotações mais preciosas. Eu estava com dificuldades em aceitar o fato mais básico: que para eliminar TANTOS quilos você precisa de uma paciência danada. E digo mais: você precisa ser honesto e generoso consigo mesmo. 

O que MAIS me chateia é sentir que é um sacrifício danado para emagrecer e uma facilidade danada para engordar. Eu posso levar três semanas para eliminar três quilos e uma semana para ganhar de volta os mesmos três (honestidade). Porém, sempre que me alimento corretamente, nas porções adequadas e movimento meu corpo ele responde positivamente (generosidade). 

Cheguei a pensar que nascer com esse fardo de ter extrema facilidade para engordar era algo pesado demais para a vida. E é aí que mora o perigo: se você não cuidar desse pensamento e mandá-lo embora com a mesma urgência com que chegou, corre o risco de ficar amargo, deprimido, irritado. Por isso mesmo a necessidade de ser paciente consigo mesmo, o que não significa ser complacente com todas as vontades que não lhe trarão benefícios no processo. E de repente, a gente acaba se olhando no espelho de forma diferente e menos melodramática. 

Emagrecer é possível, manter é complicado, mas tão possível quanto. Se isso é tão incômodo e te traz tantos malefícios, tem que virar prioridade na sua lista de realização pessoal. Minha psicóloga dizia que você só vai atrás de consertar um problema quando as perdas são maiores que os ganhos. Sim, mesmo quando você mantém um hábito ou comportamento ruim por um longo tempo é porque você está inconscientemente tendo algum ganho com isso. 

Às vezes, parece que me permito achar outras situações mais importantes como: me esbaldar no café da manhã de algum hotel; sentir o sabor de todos os bolos de todos os aniversários pelo caminho; dizer sim para tudo e todos. Sei que não faço a linha que se restringe ao máximo, mas preciso me permitir algo, sem desviar da meta principal. Eu não vou deixar de curtir alguns momentos especiais, mas tenho que ter a consciência de compensar e ficar dentro da meta estipulada. Engordar não é mais opção. Tenho uma meta, tenho o emagrecimento como prioridade. PRIORIDADE. É o corpo obeso que me impede de realizar muitos sonhos e muitas outras pequenas felicidades do cotidiano. É o corpo obeso que me dá a sensação de ser diferente, menos potente, menos eu. Precisa estar no TOPO DA LISTA. E viver... Ah, viver... Viver é o maior presente do mundo. Não podemos desistir. 


4 comentários:

  1. Verdade! Devagar e sempre não é necessario de deixar de viver para emagrecer!

    É um saco isso de engordar e não conseguir emagrecer. tenho um medo danado disso. Já consegui emagrecer o que precisava, mas percebo que de semana em semana, aos poucos as gramas voltam, e com o tempo se tornam kg. Luta constante e eterna para quem não é magro geneticamente!

    bju

    ResponderExcluir
  2. Acontece praticamente a mesma coisa comigo, sou sempre a primeira a motivar todo mundo, mas quando se trata de mim eu sou sempre pessimista demais. Ao meu ver estou sendo realista, mas na verdade eu sou pessimista comigo mesma, talvez seja para tentar não criar expectativas e gerar frustrações quando eu não conseguir cumprir o que me propus a fazer. Como se fosse uma defesa, errada, mas uma defesa. O pensamento positivo atraí coisas boas. Mesmo quando estivermos nos sentindo mal temos que ter isso em mente, pense sempre positivo e busque o melhor, no caso, o nosso melhor.
    "Minha psicóloga dizia que você só vai atrás de consertar um problema quando as perdas são maiores que os ganhos." Isso faz muito sentido para mim, bom, já emagreci 11kg a um tempo atrás e só decidi começar a RA porque percebi que estava deixando a minha vida passar por vergonha do meu corpo, eu queria aproveitar a minha vida de verdade então coloquei na minha cabeça que precisava mudar e por incrível que pareça, não foi tão sacrificante assim deixar de comer besteiras e tudo mais. Porque eu percebi que precisava daquilo e a partir daí meu psicológico trabalhou junto comigo. Antes eu sabia que precisava emagrecer, mas tinha picos de tristeza pela gordura e usava a comida para compensar isso, entende? Me sentia triste por estar gorda, então eu comia. Acredito que a grande dificuldade em emagrecer esta em controlar o nosso psicológico, quando conseguimos isso, tudo fica mais fácil. Entendemos qual é a nossa prioridade sem deixar de viver. Muita força para você nessa caminhada, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Verdade Rachel...
    Emagrecer - por mais dificil que seja o comeco - é mais fácil , perto do Manter o Peso...
    Nesses ultimos 15 anos, já emagreci e engordei tantas vezes, que realmente dá desânimo mesmo.........mas nao podemos desistir...
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão. Muito verdadeira, amiga. Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir