11 março 2015

Sugestão para almoço e jantar - Entrada

postado por Cottage Regressiva

Na última semana eu estive no Balada Mix e me chamou atenção o fato deles terem montado um cardápio executivo com entrada, prato principal e a tão desejada sobremesa. Me chamou atenção, pois eles trazem toda essa pompa (servida de modo super rápido e simples) pro meio da nossa jornada de trabalho e isso, é no mínimo, sensacional. Te dá uma plenitude alimentar (uma sensação de que você fez uma refeição gigantesca mesmo comendo super pouco, leve e com qualidade) e ainda faz da hora do almoço um momento bem especial, não apenas um almoço mega corrido, com glamour zero. 

Para quem está de dieta, o simples fato de ter uma pequena entrada, faz com que a ansiedade pelo prato principal amenize. A forma de servir todo o almoço por etapas, faz com que os devoradores de comida - assim como eu - saibam que a "festa" está apenas no início, ou seja, é mais tempo de degustação, mais tempo de conversa, é uma sensação muito agradável. A pausa, inclusive, te faz conseguir identificar o momento em que está ficando saciado. Geneen Roth, fala muito sobre isso em seus livros (aqui no blog tem vários posts sobre ela e este assunto). Eu ando encarando a entrada como o STOP da ansiedade, da fome abrupta. Estou nessa de fazer o mesmo em casa.

Reparem que a entrada se repetiu no meu prato principal, mas a outra opção era empadinha de palmito e eu não quis. Esse pouquinho de salada Caesar, fez amenizar a minha fome e desgustar com mais tranquilidade o prato que vinha depois. O que quer dizer que em casa, não precisamos fazer mil pratos diferentes. O dia a dia é mais corrido, não temos tanto tempo para tanta pompa, mas talvez você repense apenas o modo de servir cada item.


Prato principal foi uma porção de Caesar Salad, uma porção de salada caprese e um pedaço de quiche de queijo com presunto (essa quiche estava bem pesada, eu nem sabia que era de queijo amarelo, um pouco mais da metade e eu já estava me sentindo saciada). 


Sobremesa foi salada de frutas, mas tinha a opção de mousse de manga. Uma pequena taça, que fecha o almoço com chave de ouro e muita saciedade. Super aprovei!


7 comentários:

  1. lindo prato a essa hora jah deu agua na bok...hehehe...esse teu quiche eh comprado???
    queria aprender a fazer...caso saiba fazer em casa se poder me passar a receita agradeço...bj bj

    ResponderExcluir
  2. aii que delicia..
    Fiquei com água na boca!!!

    ResponderExcluir
  3. pratos lindos deve ser bem saborosos tambem
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Bem caprichado mesmo e com uma cara ótima.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  5. Belíssima refeição, Rachel (que vontade da empadinha de palmito)! Uma saladinha para forrar o estômago ajuda mesmo a saciar. É um hábito do marido, que preciso acompanhar.
    A salada de frutas está de babar...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica, deu água na boca. E também muito interessante essa ideia da entrada para driblar a ansiedade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Amei o slide do inicio do blog....criativo e diferente.
    Sobre os pratos, também gostei, colorido e a sequencia é tudo de bom.

    ResponderExcluir