26 outubro 2015

Kaisen - Estratégia para criar um novo hábito

postado por Cottage Regressiva



Kaisen é uma técnica japonesa que propõe avanços pequenos, porém contínuos, para criarmos um novo hábito. No livro, A aventura de viver seus sonhos, da M.J.RYAN, ela diz que seu marido tinha um quarto cheio de bugingangas e não conseguia se livrar delas. Então, ele decidiu jogar uma única coisa fora por dia. Em algumas semanas o tal quarto já estava com outro aspecto. Por outro lado, sempre que tinha um compromisso ou estava muito cansado, sabia que no dia seguinte seria muito fácil retomar o seu projeto sem ficar frustrado ou seja, voltava facilmente para o controle sem perder o entusiasmo. Nada mirabolante, mas que promoveu o resultado desejado. 

Uma amiga compartilhou que inventou um estímulo para ir à academia - antes ela fazia apenas natação no clube perto de casa, mas com uma mudança de bairro isso ficou inviável. Ela estipulou que de segunda a sexta iria para a nova academia apenas para fazer exercícios aeróbicos, sem subir mais para a musculação. Ela desabafou que tudo a incomodava, desde a música, passando pelo cheiro, chegando até as pessoas com seus papos fitness (eu poderia ter dito essa mesma frase). Tratou de turbinar o corpo com exercícios de uma hora na esteira, no transport ou na bike para voltar a participar de provas de corrida de rua, que anos atrás foi o que a estimulou a ter uma vida mais saudável. Ela reconheceu em nossa conversa que fazer musculação é algo muito importante, mas ou ela achava AGORA um meio de se motivar em meio ao novo (e as tantas caixas ainda por abrir em seu apartamento) ou pararia por uns três meses a atividade física e, provavelmente, se afundaria na comida até colocar ordem em toda bagunça.

Achei muito forte de sua parte. Nossa tendência natural é a de recuar diante da mudança. Eu mesma passei por esse estranhamento em meio a mudança e fui buscando consolo na comida por um longo tempo. Por isso é tão importante compartilharmos experiências sempre, principalmente, quando estamos passando por uma nova fase.


2 comentários:

  1. Uma mini-meta por vez, é o que tem me ajudado e motivado ;)

    ResponderExcluir
  2. O que me ajudou a criar o habito de fazer exercico foi fazer pouco tempo por dia no inicio, muitas vezes somos muito exigentes conosco e isso acaba por nos desanimar,um passo de cada vez e mil vezes melhor que um pulo que pode nos derrubar. Mudar radicalmente em qualquer aspecto é chocante e muitas vezes traumatico. Outra pequena attitude em relacao a alimentacao foi quando minha filha se tornou vegana e fui pesquisar sobre esse tipo de alimentação e acabei por diminuir meu consumo de carne, diminui em praticamente 80% de alimentos prontos ou industrualizados,com sabor artificial e esse tipo de coisa e fiquei com nojo de fast food ( essa foi otima rsrs) devagar e sempre ,mudança faz parte da vida ,quanto mais serena a mudança melhor.
    Bjs

    Anna

    ResponderExcluir