16 janeiro 2016

Antepasto de berinjela

postado por Cottage Regressiva


Fim de semana a gente só quer uma coisa: sair da rotina. Nessa vem os desejos, as vontades por comidinhas diferentes, saímos mais, inclusive, da linha. Essa semana não foi das mais fáceis para mim no quesito alimentar/atividade física, por conta dos lances de estômago. O que para mim vem funcionando é me pesar imediatamente e começar a prestar atenção em tudo que coloco no prato, inclusive, quantidade. Falando tudo isso, pois hoje vou fazer novamente essa caponata de berinjela que serve como entrada ou como petisco em torradinhas, quando queremos algo muito saboroso com poucas calorias. Algumas pessoas carregam no azeite na hora do preparo, eu coloco sim, mas pouco.



Eu fiz assim: piquei em quadradinhos uma berinjela grande, meia cebola grande, meio pimentão amarelo, meio pimentão vermelho, orégano, pimenta do reino, alho picado e sal a gosto. Unto o pirex pincelando azeite. Misturo tudo, coloco uns fios de azeite por cima e forno. Isso reduz demais de tamanho e fica bem concentrado. Coloquei em forno médio, e fui mexendo de 15 em 15 minutos para dar aquela misturada básica e assar por igual. Nada complicadíssimo! Quando ficar com essa cara linda aí embaixo está pronto.







3 comentários:

  1. Que linda sua caponata! Mas nesse calor, pode ser uma boa aumentar o azeite sim para conservar melhor :)

    beijos e boa semana, melhoras no estômago!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaah, isso é uma delícia, eu faço sempre na panela de pressão, é tão prático e gostoso, uso de recheio na tapioca.

    ResponderExcluir
  3. Hmmm parece uma delícia!!! Confesso que tenho um pé atrás com a berinjela...e já tentei usá-la de várias maneiras diferentes. Vou estar essa receita. Adoro seu blog e a maneira como escreve, sempre real e cheia de verdade e emoção em cada palavra. Um grande abraço

    Miria

    ResponderExcluir