15 janeiro 2016

Clube do livro

postado por Cottage Regressiva


Resolvemos fazer um Clube do livro aqui em casa. Sempre tive essa vontade! Esse clube faz com que pessoas reúnam-se para discutir sobre o mesmo livro. Elas dão suas opiniões, fazem suas críticas, ilustram com seus exemplos e ajudam demais no entendimento do todo, principalmente, no desenvolvimento de estratégias para colocar o que foi aprendido em prática. É uma troca muito interessante de experiências, que se transforma em pura inspiração. Nosso clube é sobre livros da categoria de Desenvolvimento pessoal. 

Esse esquema de encontro é tão legal, que pessoas que antes tinham dificuldades para concentrar-se na leitura, estão conseguindo o foco necessário. Outras que consideravam-se extremamente ocupadas, estão conseguindo priorizar o tempo para esse encontro e estão considerando-se mais relaxadas e enriquecidas.

Vocês podem ir estudando o livro capítulo a capítulo juntos (com leituras pré-programadas pelo grupo) ou podem simplesmente definirem uma data para o encontro quando todos já tiverem feito a leitura completa do livro selecionado. Nós resolvemos deixar a leitura livre, para que cada um avance
em seu tempo, mas nos encontros fazemos questão de ler em voz alta cada capítulo progressivamente  e vamos dando paradas estratégicas para a discussão, ou seja, nenhuma parte passa batida. Como em qualquer grupo, você perceberá diferenças de pontos de vista e isso é muito saudável. Uns tópicos farão mais sentido para você do que para outra pessoa, mas nessa leitura grupal acabamos por enxergar muitos lados da mesma questão e isso abre um leque de novas possibilidades. É genial! 

Vale muito tentar fazer um em sua casa ou arranjar um espaço público para o encontro semanal ou mensal. Agrega muito valor as nossas experiências e essa troca é sensacional. Eu estou amando a ideia! Sem contar o chá cheiroso e a água saborizada bem gelada, que nos faz parar tudo para estarmos ali conectados uns aos outros. Tente você também.

Nas próximas postagens divido com vocês o nosso livro do momento. 



2 comentários:

  1. Muito bacana essa ideia. Nos ajuda e ajuda as outras pessoas...e a discursão do livro fica mais interessante ainda!
    Muito legal!
    Bom final de semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis participar de um, acho super legal. Sem contar a saudade que estou de ler livro "de gente". Fiz a loucura de começar outra graduação em 2015 e agora só dá pra ler material da faculdade que é num volume enlouquecedor.

    ResponderExcluir