16 fevereiro 2016

Tentei comida congelada para a semana

postado por Cottage Regressiva


Comecei com "tentei", pois não deu tão certo como eu imaginei. Meu congelador é pequeno, comprei "marmitas" plásticas grandes demais (na verdade comprei erroneamente umas embalagens bem altas); tentei fazer panquecas de farinha de linhaça e não deram nada certo; fora que fiz comida demais e o congelador já estava meio cheio com carnes congeladas, etc... A empolgação foi muita e a logística zero.



Primeira vez é primeira vez. Vi vários vídeos e me empolguei com a ideia, porque tem dias que a vontade de descascar uma cenoura, picar uma abóbrinha, fazer um purê de qualquer legume, dá uma preguiça! A ideia de ter sempre couve-flor e brócolis no ponto para serem consumidos também é nota 10, hein! 

Acabei fazendo umas "marmitas" de macarrão sem glúten com tempero de frango ao pesto e coloquei com brócolis. A segunda opção foi panqueca de farinha de linhaça recheada com carne moída (que precisei colocar mais ovo, mais leite e uma xícara de farinha de trigo para não jogar a massa no lixo) e coloquei com couve-flor. Fiz panquecas de frango, mas não tinha mais onde colocar "marmita" e congelei separadamente de duas em duas, o mesmo com as outras de carne. 

A sorte foi que comprei uns potes redondos para guardar porções individuais de feijão e comecei a colocar o restante da comidaria neles separadamente e foi dando melhor na arrumação do congelador. Então tenho: purê de abóbora (que uma amiga jurou que congela direito), cenoura em cubos, couve-flor, arroz com legumes, frango desfiado, feijão vermelho. 

O que eu repetiria: o feijão em porções individuais, pois marido não curte muito, eu adoro e azeda muito fácil nesse calorão; os legumes já cozidos como cenoura, abóbora, couve-flor, brócolis, abóbrinha e berinjela refogadas (que nem fiz pelo espaço); as carnes que já tenho o hábito de congelar temperadas (metade cozida e metade crua)! Macarrão e arroz acho que não repetirei. A ideia era ter o prato todo pronto CARBOIDRATO + PROTEÍNA + VEGETAIS, se eu não achar os potes adequados, farei em separado só dos itens que citei acima...

As folhas já deixo lavadas em pote com tampa e intercalo com papel toalha para tirar umidade. No dia a dia faço a saladona com o que der vontade: tomate cereja, cebolinha vinagrete, palmito, azeitonas, etc... Cenoura e beterraba já ralo uma quantidade no processador e deixo em um potinho. Ah, praticidade é tudo, gente!


6 comentários:

  1. Já tentei fazer panqueca com farinha integral. Ficou uma verdadeira porcaria. O gosto ficou ruim, grudou na frigideira... um desastre.
    Rachel, eu estou num nível que até pra descongelar comida eu tenho preguiça. kkkk! Congelado pra mim só feijão e lasanha! rsrs
    Adorei as forminhas de peito de peru com ovo. Fica uma delícia, né? E apronta rapidinho.

    ResponderExcluir
  2. amiga depois vc relata, mas acho que sua cenourinha e sua couve-flor tendem a não ficarem com textura boa! o purê é garantido sim! assim como o brócolis, desde que você tenha feito o procedimento certinho...
    o que eu vou fazendo gradualmente e me ajuda é cada vez que for cozinhar, SEMPRE dobrar a receita. assim, alguma coisinha (ao menos umas 3 marmitinhas) eu tenho no congelador, e elas me salvam muito!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, como compro organicos em qtdd e ótimo preço, passei a congelar os legumes. Cozinho sem tempero nenhum, nem sal. Cozinho no pote do VP de legumes para microondas. Aí compro aqueles saquinho Freezer/micro. E coloco 3 tipos diferentes em cada um em porções generosas. O bom do saquinhos é q se a moldam ao espaço disponível no freezer. Depois descongele e, então, tempero ao curry, tipo chinês, com abacaxi cozido, com massa.. Aí depende do q der vontade. Aliás, tb estou guardando em saquinhos as porções individuais do macarrão cru. Fica pronto mt rápido e chego esfomeada da academia. As vezes tb Cozinho o frango e deixo em pedaços ou desfiado tb nos saquinhos. Tem dado certo. E o freezer cheio dificultando por coisas tipo sorvete kkkk Vai tentando q descobre o q facilita para vc!

    ResponderExcluir
  4. Eu uso saquinhos de plástico pequeninos para congelar as coisas, divido as carnes por porções, ponho um tipo de legume por saco também... o único que vai em marmitas é mesmo a sopa... Mas apesar de tudo, só tenho essas coisas para emergência. Porque comer alimentos frescos têm um prazer muito maior.
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  5. Eu tbém não me acertei com o congelamento. Admito que deve ser muito prático ter as coisas prontinhas para um dia de correria, mas aqui em casa não rolou!

    ResponderExcluir
  6. Eu faço arroz integral para uns 4 dias e guardo num pote tampado na geladeira mesmo. Quando vou fazer minha marmita, aproveito para secar as gotículas de agua que porventura estejam na tampa. Nunca azedou. Minha mae faz um potão também e usa a semana inteira, esquentando no microondas.

    ResponderExcluir