04 julho 2016
postado por Cottage Regressiva



Estou conseguindo tomar adoçante com sucralose. Não é dos mais deliciosos, porque realmente é muito parecido com açúcar, afinal, vem da cana de açúcar e blá-blá-blá. Não acho que preserve o gosto do café, não sei explicar. Tomo adoçante desde os 9 ou 10 anos, meus avós eram diabéticos e a regra era 15 gotas, somente 15 gotas. Atravessei a vida tentando quebrar essa regra e na vida adulta transgredi, dava espirros homéricos... Sabia que eu era responsável em buscar à tarde as bisnagas? Sim, eu gostava. Isso me dava o direito de mandar embrulhar junto um doce de leite ou uma paçoca molhada, mas adoçar café com açúcar era uma regra para jamais ser quebrada. Então, digamos que o sódio mega concentrado, adentrou minhas entranhas e tornou-se um slogan do tipo: "café com açúcar não tem sabor de nada".

Não cortei os doces 100% e talvez nunca vá cortar, mas ando meio doida comprando produtos com a tal sucralose. Faz um efeito psíquico interessante, você não se sente quebrado nenhuma grande regra - apesar dos seres que consomem industrializados estarem a ponto de serem marginalizados. 

Enfim, uma nova regra sendo seguida.


12 comentários:

  1. Oi Rachel, nem me lembro mais de quando usava adoçante ou tentava usar, no café é engraçado já tentei tomar sem açúcar mas de manhã não dá, já a tarde eu tomo numa boa, nas receitas eu diminuo pelo menos pela metade pedidos nas receitas, e tem os dias que não tem jeito principalmente TPM, acabei de passar por uma, eu quero DOCE!!! E assim vou seguindo, vamos ver no que vai dar, tenha uma ótima semana, bjs

    ResponderExcluir
  2. Depois de mil e um adoçantes tentados, eu ando preferindo usar açúcar com moderação. Tudo bem que há anos atrás acostumei a tomar qualquer bebida sem nada pra adoçar e isto já é um adianto. Mas quando faço sobremesa, por exemplo, uso pouco, mas uso açúcar mesmo. Cansei destas regras. Não vou tirar doce da minha vida não. Não como todo dia, mas como sim.
    Minha mãe que é diabética adorou um adoçante que levei pra ela, se chama Truvia: é à base de stevia e eritritol.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieeee.... compro adoçante e sempre estraga...vence...enfim... nao consigo tomar por muito tempo, a maior parte me deixa com sensação de ter tomado remedio depois rs... o maior problema é o cafe da minha mãe que sempre é doce (regra de casa rs) e nunca tomamos café puro... leite (só integral) com café. É tenso.... ja tentei colocar o desnatado, mas n aceita kkkk então meu vilão é o leite com café mas eu amo


    Tenha uma otima semana!


    Bru

    ResponderExcluir
  4. Oi Rachel, eu ouvi falar que a sucralose nem é um adoçante assim muito saudável, que o melhor é a stevia. Eu tento, de verdade, tomar café sem adoçar. Ainda mais quando estou em casa e o café consumido é aquele coado. No trabalho, infelizmente, o espresso nao permite essa adaptação.
    Mas vamos que vamo!!Firme sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da stévia e vou ficar nela por enquanto

      Excluir
  5. Já eu estou abandonando ele... quando estava com a nutricionista ela comentou que nem ele é mais considerado "saudável". Daí peguei um que ela tinha passado pra minha mãe (que não usou) pra ver de qualé: http://sweetlift.com.br/. Achei que não adoça muito (o que por um lado é bom pra desacostumar o paladar doce) e é muito caro (R$22 a caixa com 50 envelopes, considerando que tomo uns 4, 5 cafézinhos por dia no trabalho.). Daí assim que acabar decidi tentar o açúcar de coco, já uso pra adoçar o suco verde... já li que o gosto lembra o do açúcar mascavo, porém com o índice glicêmico menor.


    :* Rachel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro um doce, mas no café não suporto aquele gosto de açúcar... Parece que tira o gosto da bebida em si... Agora estou na stévia, vamos ver...

      Excluir
  6. Oi Rachel , tenho uma resistência coma adoçante , sou louca por café e com adoçante não consigo rsrsr . Mas vc está certa temos que procurar melhorar. Vou tentar me adaptar ...
    Ótimo dia beijos

    ResponderExcluir
  7. tinham feito uma pesquisa com ratos, com super doses de sucralose e falaram em câncer. achei isso bobeira. mas fizeram depois estudos em seres humanos e tá provado que a sucralose vai piorando nossa sensibilidade a insulina pq faz com que ela seja liberada em maior quantidade qdo a gente come carboidrato depois de usar a sucralose. aí temos um belo problema pq, se a pessoa fica mais resistente a insulina, ela precisa de MAIS insulina pra energia entrar na célula (insulina estoca gordura) e isso significa mais vontade de doce, pães, massas, enfim, açúcar em geral. eu sinceramente acho que não há mudança ou reeducação se a pessoa continua querendo porcariazinhas. sou a favor de comer um belo doce bem feito e não industrializado de vez em quando. a indústria de lights e diets fica bem feliz. nada disso funciona exatamente. qdo não é sucralose, é maltodextrina (açúcar do mesmo jeito).

    ResponderExcluir
  8. aqui mais um artigo com resultados de pesquisa sobre sucralose http://www.cell.com/cell-metabolism/abstract/S1550-4131%2816%2930296-0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... E os nutricionistas brasileiros super antenados... Ontem o assunto na minha roda de amigos foi esse... Passamos pra stévia e esperemos as cenas dos próximos capítulos... Obrigada

      Excluir