05 outubro 2016

Vigilantes do peso sem balança

postado por Cottage Regressiva


Fiquei sabendo que agora a pesagem não é mais obrigatória nas reuniões do Vigilantes do peso. Alguns dizem que nunca foi, mas se não era, não tinha esse trabalho de divulgação em cima dos reais motivos. Agora o discurso está diferente e te deixa com uma sensação maior de liberdade - que querendo ou não é de sua inteira responsabilidade, já que para alguns o que não é medido é mais difícil de ser monitorado. É como se o novo programa viesse para tirar a neura da balança como única forma de medir seu progresso em busca de uma vida genuinamente mais saudável. Até porque manter esse processo é que são elas, pois envolve mudança de hábitos e toda mudança bagunça primeiro (principalmente o seu emocional) para depois tudo começar a entrar nos eixos novamente.

Quantas vezes malhei e me alimentei corretamente, mas por ser semana de TPM, subia na balança e peso nas alturas? Racionalmente você sabe que é o período, que vai passar, que na outra semana você verá esse resultado em dobro, mas o emocional não entende. Você já espera na fila com aquela sensação de que se os números "falharem" você desiste. O Ego é mimado, só enxerga o que quer enxergar, nos dá aquela rasteira e nos faz cair em desânimo. Quem já tem dificuldades em aceitar uma atividade física constante na vida, desanima três vezes. Julga que nada está valendo o esforço e fim, de volta ao círculo vicioso: comer, prazer, se arrepender, prometer que dali por diante tudo será diferente, comer, prazer, se arrepender e assim sucessivamente... Nesse momento, talvez valesse bem mais ir pela reunião, pela palestra do orientador, do que com o foco na balança. Creio que o Vigilantes acertou. 

No início do mês de agosto eu voltei a frequentar o VP, porque estava achando que a dieta seguida à risca mais a academia, não estavam dando o efeito desejado ~ tradução: emagrecimento instantâneo. E já na primeira semana de VP menos 4.5 kg! O programa é fantástico se você utilizar seus pontos com sabedoria. Na segunda semana, obra e mais obra, um caos, muito com o que lidar e desandei. Pergunta se fui me pesar? Sabia que devia ter engordado, não fui nenhum dia à academia e fugi da balança. Se nesse período soubesse da não obrigatoriedade de me pesar, eu talvez tivesse encarado, afinal, o que eu mais precisava naquele momento era de uma palestra me puxando para o meu centro. E é bem isso que uma reunião faz, ela te conecta com o que é verdadeiramente importante sem firulas. Todos tem dramas e agendas lotadas e desejos e dificuldades e mesmo assim estamos ali juntos, pois sabemos a importância do nosso objetivo de melhorar a saúde. Quero voltar. Me dá aquela força semana a semana. Também faço acompanhamento com nutricionista, porque minha cardio faz questão, mas participar do VP é mais. É estar conectado com pessoas com o mesmo objetivo e isso sempre tem um valor muito grandioso, na minha opinião.


6 comentários:

  1. Estou na manutenção. No início ainda emagreci. Agora com inverno, frio, comer fora, feriados Olímpicos... Engordei. Mas continuo focada do meu jeito. Continuo na academia. Continuo indo mesmo sem ser o dia mensal de pesar. Pelo menos de 15/15 dias eu vou. Eu emagreci tanto é em tão pouco tempo que não pretendo abandonar nunca mais. Não minto para o aplicativo. Quero manter menos de 60. Estou com 61. Mas tomando um cuidado q nao estaria tomando sem o apoio do/no VP. E qd decidi ir vim ler seus posts antigos a respeito. Eu sou VP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VP é mesmo ótimo, mas estou também dando bastante valor a esse "meu jeito" que vc citou. Ao longo do caminho a gente sabe o que mais funciona. Bjssss

      Excluir
  2. É verdade Rachel, quando a balança não mostra um resultado positivo depois de tanto esforço a tendencia é mesmo a coisa desandar. Falo por experiência própria! Já fui VP e gostava muito, acho mesmo que as palestras te ajudam a focar no objetivo. Atualmente estou na busca de uma alimentação mais saudável por conta própria! Espero chegar lá! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo!? Acho importante termos o nosso jeitinho e comprometimento independente de qualquer coisa. Bjs

      Excluir
  3. Parece mais produtivo frequentar as reuniões sem ter que se pesar o tempo todo. Os próprios blogs de dieta às vezes incomodam mais do que ajudam com a neurose de pesagem da semana. Avaliação é importante, mas sem tanta pressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, saudades! Ah, é mais produtivo mesmo. Tem vezes em que precisamos mais é de ajuda com a cabeça do que com a balança. Bjs

      Excluir