21 janeiro 2017

Vibre sozinho, mas não deixe de vibrar

postado por Cottage Regressiva


Já tem um tempo que entrei no modo "preserve-se". Ele é ótimo, porque te faz criar menos expectativas - em você e no outro - e faz com que você tome mais cuidado com quem compartilha sua intimidade - conquistas, sonhos, metas, decepções, projetos... 

Quantas vezes eu cheguei com uma proposta de trabalho debaixo do braço ou um cronograma de curso que eu queria muito realizar e, a primeira coisa que ouvi das pessoas que eu considerava as mais importantes, foi o famoso "isso não é para você". Sério, de tanto ouvir, chega uma hora que você acaba acreditando. Você começa a gostar de algo, mas não sabe se deve gastar seu rico dinheirinho com aquilo ou não sabe se é bonito mesmo, útil mesmo, adulto, infantil, incrível ou babaca. Você já saiu da sua essência e já entrou de cabeça na sintonia do outro, na sintonia do "o que será que eles vão achar". Está instalada a insegurança que se você não colocar um ponto final e ir buscando meios de se firmar naquilo que acredita, pode te acompanhar pelo resto da vida. 

Outro dia, eu estava esfuziante contando ao telefone que o meu piso laminado foi instalado e que ficou perfeito e que representava o fim da obra que começou no ano passado e me surpreendi com a pessoa gaguejando do outro lado da linha (literalmente), sem saber o que dizer. Até que soltou um "estou feliz por você", mas um "feliz por você" tão sofrido, tão desajeitado, tão sem emoção, que eu desliguei com vergonha de mim por ter contado, por ter demonstrado extrema felicidade. Comecei a pensar no quanto tinha sido boba ao estar vibrando por algo material, que a pessoa deve ter percebido o quanto sou horrível e consumista e besta e sem noção. Até que um anjo me sacudiu e disse: Hey, acorda. Você está realizando um projeto, ficou lindo, deu certo, custou um dinheiro suado, você merece, é incrível ver sua alegria, sua nova fase, não jogue sua felicidade tanto assim nas mãos de outras pessoas. Gente, foi um divisor de águas na minha vida.

A verdade é que nem todo mundo do seu meio vai ficar feliz com algo que você tenha concretizado ou esteja planejando. Talvez ela não esteja no clima pra ficar feliz por outra pessoa, talvez ela não entenda a importância que aquilo tem para você ou talvez ela não esteja nem aí mesmo para o que te acontece. Tem de tudo no mundo. E vou te dizer o mais difícil: é algo que você tem que aceitar. O que não quer dizer, que você vá viver sua vida dependendo da torcida, aprovação e entusiasmo, dessa, ou de qualquer outra pessoa. Se você sente essa felicidade genuína dentro do seu peito, é porque ela é sua e precisa ser apreciada independente do mundo estar no clima ou não. Eu precisava MUITO escrever isso aqui, compartilhar isso aqui. 


4 comentários:

  1. Ótimo post. Tenho pensado muito nisso ultimamente. Já me vi muito amando algo e aquilo caindo pro terra so8na ideia do outro não gostar ou achar isso ou aquilo. Também tenho pensado muito sobre o que compartilhar e com quem. Tem conquistas, alegrias, mimentos que devem ser só seus. O sorriso, a comemoração, o processo. Hoje em dia com as redes sociais tendemos muito a compartilhar nossas vidas quando algo de bom acontece. É uma relação estranha que desenvolvemos com essas ferramentas. Se pararmos pra pensar nos porquês, eles não fazem tanto sentido.

    Tenho um amigo que compartilha tudo pra Deus e o mundo. E ele é feliz assim e conqusita tudo o que corre atrás. Acho que tem a ver com a persobalidade solar dele. Eu sou diferente e tenho sentido que o meu bem estar e foco ficam melhor com uma menor exposição. Autoconhecimento sempre.

    Vixe, acho que saí do assunto! Rs

    Parabéns pela conquista! Seja feliz!

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda! Acompanho seu blog a algum tempo e gosto do que você escreve. Uma vez eu li uma frase que me cortou (de um jeito bom) que diz: "as pessoas te querem ver bem, mas nunca melhores do que elas" e muitas vezes nem é de proposito sabe? Eu sou do tipo animada com tudo: seja grandes ou pequenas realizações e já me peguei amando coisas pequenas e percebi pessoas com inveja da minha atitude em relação a isso! Veja se pode: pessoas com inveja da minha alegria!

    Mas NUNCA! JAMAIS! se deixe abater ok? Algumas vitorias em silencio duram mais :D

    Beijos, continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Já comemorei muita coisa sozinha!!!! Frases prontas como "Isso não é para você" ou um "E daí? Isso eu já tenho/já fiz há muito tempo" nos fazem amadurecer e, por incrível que pareça, passamos a nos valorizar mais.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito eu esse texto, hehehe! Sempre feliz com as pequenas conquistas e tanta gente nem aí achando (tentando me fazer acreditar) que não é nada demais... Mas e se não for isso, de que vale a vida?!? Adoro quando tem texto novo :)
    Beijos
    Insta: anacaroljs26

    ResponderExcluir